fbpx

Melhoria Contínua: O que é? Como implementá-la?

O que é Melhoria Contínua?

Melhoria Contínua é uma prática adotada por diversas empresas que visa atingir, ininterruptamente, resultados cada vez melhores – sejam eles nos produtos e serviços da empresa, ou então em seus processos internos. A melhoria contínua pode ser atingida através de diversas metodologias e boas práticas organizacionais.

Durante as últimas décadas, especialmente a partir dos anos 1980 e 1990, o termo “melhoria contínua” passou a ser um mantra na maioria das organizações. Isso decorre, principalmente, do aumento da competição global entre as empresas, que forçou a geração de mais valor aos clientes de forma cada vez mais onerosa.

Neste post, abordaremos este tema apresentando um panorama dos vários caminhos possíveis para se atingir a Melhoria Contínua dentro de uma organização. Além disso, também discutiremos sobre aplicações e exemplos da melhoria contínua.

Como implementar a Melhoria Contínua nos processos?

Todos estamos cientes da necessidade por melhoria, mas como fazer ela acontecer de fato? Por onde começar? Para isso, alguns princípios básicos devem ser contemplados de forma a se atingir resultados cada vez melhores. Neste post, será apresentado brevemente cada um dos princípios, mas se você gostaria de se aprofundar sobre o assunto, disponibilizamos todos os seus detalhes em nosso curso grátis de White Belt. Confira:

Tenha foco no que você quer melhorar

A primeira ação a se fazer na busca pela melhoria contínua é entender o que você precisa melhorar. Se a minha empresa faz, por exemplo, batata frita, tenho que entender o que é uma boa batata frita. Afinal se eu, como dono da banquinha de batata frita, fico estudando e fazendo testes sobre como fazer cerveja, dificilmente vou me aperfeiçoar na arte da batata frita e agradar os meus clientes. Portanto, é preciso saber o que queremos melhorar.

Geralmente, pode-se melhorar dois elementos: os processos principais ou os secundários. O primeiro, também chamado de processos produtivos, são aqueles que estão ligados diretamente com o que fazemos: nosso core business. Por exemplo, fritar a batata frita para deixá-la crocante (e deliciosa) é um processo principal da banquinha de batata.

Mas, por outro lado, os processos secundários são aqueles que nem sempre estão ligados ao cerne do negócio, mas também são importantes em um cenário geral. Por exemplo, a limpeza do quiosque de batata frita é importante para o cliente – para evitar, inclusive, que ele vá embora pra jamais voltar.

Tendo compreendido esses os dois tipos de processos, você tem que detalhar quais são esses processos que devem ser melhorados. Para tanto, uma maneira excelente de focar a melhoria contínua no que importa é ouvir a voz do cliente, ou seja, perguntar-lhe do que ele gosta. Se o tempero da batata frita for mais importante do que sua crocância, deve-se focar mais em melhorar os processos de “temperar batata” e não de “fritar a batata”. Assim, saber o que o cliente quer evita a perda de tempo com melhorias não necessárias.

Saiba como significar seu desempenho

Eu só melhoro o que eu consigo medir. Essa é uma verdade universal em melhoria contínua, no entanto, nem todos fazem isso da maneira certa.

Você já ouviu alguma vez em sua organização algo como “precisamos melhorar a nossa qualidade”? Certamente, essa é uma das frases mais ditas por aí. Entretanto ela é assustadoramente inútil. Isso mesmo: inútil. Porque não nos dá noção nenhuma do que precisamos fazer para melhorar, nem nos mostra o quão mal estamos hoje! Por isso:

É preciso ter uma métrica para definir qualidade. Para se obter sucesso em melhoria contínua, devemos saber onde estamos e para onde vamos. Para isso, devemos desdobrar o que é qualidade e definir indicadores para medi-la. Por exemplo, podemos estimar nossa qualidade como o número de refugos produzidos na fábrica. Assim, podemos medir como estamos e estimar aonde queremos chegar.

Note que: a frase “reduzir o número de refugos de 10 por semana para 2 por semana” é algo que nos ajuda muito mais do que “melhorar a qualidade”.

Em nosso curso de Gestão de Processos vamos muito mais a fundo nesse assunto. Confira!

Padronização

Como diria um dos precursores do Lean Manufacturing, Taiichi Ohno: “não há melhoria se não há padrão“. Apesar de simples, essa é uma sábia frase.

Imagine a seguinte situação: você sempre faz um macarrão com molho vermelho de uma forma diferente das anteriores. Às vezes, usa um tomate grande, às vezes, pequenos; às vezes coloca 4 pitadas de sal e 1 de pimenta, às vezes, 4 de pimenta e 1 de sal. Assim, cada vez seu macarrão vai ficar com um gosto diferente! E se um dia ele ficar bom, você não vai conseguir repeti-lo! Mas, se você sempre segue uma receita, pode ir usando a sua criatividade para introduzir lhe mudanças e avaliar com mais objetividade se ela ficou melhor. Assim, cada tentativa bem sucedida poderá ser incorporada à nova receita. Seu macarrão estará, então, caminhando para a melhoria contínua.

No entanto, pensando no âmbito de uma organização, esse problema é muito mais complicado. Imagine que não é só você que faz o macarrão: existem mais 300 pessoas no seu restaurante fazendo o mesmo macarrão. Como chegar à excelência na receita? Resposta: é impossível!

Por isso, sempre padronize o que está querendo melhorar.

Quais são os pilares da melhoria contínua?

Existem fatores essenciais que todo processo da melhoria contínua possuem. Esta característica tem como conceito, a continuidade de uma gestão com ciclos evolutivos. Isto é, preza a gestão inovadora com pilares de melhoria centrados na:

  • Continuidade melhorada;
  • Cultura empresarial;
  • Atenção e foco;
  • Automatização;
  • Benefício geral;

 

Bruno Ferraz

Bruno Ferraz

Leave a Replay

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Abrir conversa
Vamos conversar!
Escanear o código
Olá! Quer criar novas oportundiades? Fale comigo agora!