Essas dicas vão ajudar você a identificar os elementos que são importantes para o usuário e a visualizar, com exemplos, possíveis construções de chamadas
A headline ou o título de uma Landing Page é como a chamada de um anúncio: precisa ser atraente para captar a atenção do usuário, estimulá-lo a seguir em frente e, por fim, realizar a conversão. Uma simples mudança de palavra, de tempo verbal ou uma informação a menos — ou a mais — pode fazer a diferença para a geração de Leads.
Landing Pages têm algumas regras, como destacar e definir muito bem qual é a conversão. Neste post, vou falar especificamente sobre criar frases que instiguem o visitante a clicar no CTA — outro pré-requisito. Pode ser para solicitar um trial, preencher um formulário para receber um material educativo ou alguma outra ação que sua empresa defina como conversão.
Essas dicas vão ajudar você a identificar os elementos que são importantes para o usuário e a visualizar, com exemplos, possíveis construções de chamadas. Mas lembre-se: é apenas testando que você vai conseguir descobrir qual a melhor opção de chamada para cada Landing Page de sua empresa.
1. Ofereça uma solução
Se o usuário chegou à sua Landing Page, é porque foi atraído por algum anúncio ou oferta que despertaram o seu interesse, certo? Quais benefícios do seu produto ou serviço ele pode estar buscando?
Encontre um possível problema do usuário que o seu negócio tem know-how para resolver. A partir disso, produza uma chamada concisa com esse principal benefício.
2. Use palavras como “grátis”, “gratuito” ou “trial”
Sua empresa está oferecendo um material educativo gratuitamente ou disponibilizando uma versão trial de um produto?
Uma ótima forma de despertar o interesse é deixar isso bem explícito na chamada.
Se o seu negócio não pode fazer ofertas totalmente gratuitas, mas ainda assim pode ceder descontos, uma alternativa é deixar a porcentagem explícita.
Por exemplo: “50% de desconto para os cadastros realizados em julho”.
3. Mencione um serviço familiar aos usuários
Você é capaz de incrementar as conversões apenas mencionando o nome de um produto ou serviço que os usuários já conhecem. É possível fazer isso comparando ou mesmo exemplificando a aplicação do material que está sendo oferecido.
Por exemplo: no título da Landing Page abaixo, ao mencionar que a apresentação é em Power Point, o visitante já se sente mais familiar com a oferta. Assim, fica mais fácil visualizar o que ele vai encontrar no conteúdo.
4. Cite o nome de um profissional conhecido pelo mercado
Caso o conteúdo ou o curso a ser oferecido seja produzido por um profissional reconhecido pelo mercado, não hesite em citar seu nome. As chances de conversão aumentam consideravelmente!
Quando as pessoas se deparam com referências conhecidas, seja o nome de um profissional, de uma empresa ou de um produto com o qual elas tenham familiaridade, elas sentem mais confiança na oferta.
5. Descreva o que a pessoa vai ganhar com a conversão
No caso de a conversão pretendida ser o preenchimento de um formulário, é primordial deixar claro o que o usuário vai receber em troca disso. Lembre-se que você deve cumprir essa promessa após a conversão, sob pena do Lead se sentir enganado.
Existem algumas informações que, de fato, fazem a diferença para o leitor. As duas principais são o tipo de material ele vai receber e qual o tema do conteúdo.
6. Use listas numeradas no título da Landing Page
Lista é um formato que aumenta, comprovadamente, o engajamento com blogposts. O motivo é que a pessoa tem uma noção clara do que irá ler, tanto em termos de tamanho quanto de conteúdo.
Você apostar em listas também nos títulos de suas Landing Pages, pela mesma razão. É uma maneira de ir direto ao ponto, e muito útil quando você expande o conteúdo de um post de blog, mantendo o assunto.
No exemplo abaixo, a empresa poderia ter optado por uma oferta “Guia de Lugares Incríveis…”. Ao colocar o número, porém, mostra que são muitos lugares, valorizando a conversão.
7. Aguce a curiosidade do leitor
Um recurso bastante utilizado nos anúncios publicitários — e que você pode aproveitar nas suas chamadas — são frases de efeito que aguçam a curiosidade do leitor.
Ao dizer que o conteúdo a seguir vai revelar algo importante ou desconhecido, expressões como “descubra”, “surpreenda-se” e “revelamos” podem ter um efeito incrível.
No título da Landing Page a seguir, a empresa oferece “a verdade” sobre um assunto. É um bom termo, que atiça o interesse e demonstra autoridade a respeito do tema.
8. Determine um período de tempo
Estipulando um período em que o usuário pode experimentar o seu produto, você dá um estímulo a mais para que ele realize a conversão.
Além disso, fica implícita a informação de que o produto pode ser facilmente utilizado, uma vez que o tempo indicado será suficiente para testar os benefícios.
9. Inclua um subtítulo
Com o recurso do subtítulo, é possível dar informações extras que podem ser decisivas para convencer o usuário a clicar para obter o produto ou serviço. A vantagem é que ele fica também na parte superior, em destaque na Landing Page.
Na chamada abaixo, a Clear conseguiu não só utilizar essa técnica como reunir outras duas dicas citadas anteriormente nesse post. Você seria capaz de apontar quais foram?
Artigo extraído na íntegra de: RESULTADOS DIGITAIS